LOC: O desafio para o desenvolvimento de um trabalho com excelência começa pela montagem de uma equipe. Encontrar profissionais com características alinhadas com cada projeto muitas vezes é o segredo para o sucesso de um planejamento. Mas quando se fala em trabalhadores da istração pública a imagem de alguém pouco motivado e com pouca vontade de trabalhar costuma aparecer na mente dos cidadãos.
Para se distanciar dessa imagem, a Escola Nacional de istração Pública, a Enap, oferece assessoria para a seleção de profissionais com perfil qualificado para cargos de assessoramento e liderança que estejam vagos. O projeto Líderes que Transformam é desenvolvido desde 2019. Por meio dele, a Enap oferece apoio para órgãos das esferas pública federal, estadual e municipal para a realização de processos seletivos. Bruna Éboli, Coordenadora-Geral de Seleção e Certificação de Competências da Enap, explica como o projeto foi formatado:
TEC/SONORA: Bruna Éboli, coordenadora-Geral de Seleção e Certificação de Competências da Enap
“Pra gente poder desenhar a nossa metodologia de seleção nós fomos olhar aí países que já tem metodologias muito bem desenvolvidas: Chile, Peru, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido. E a gente vê países que têm papéis muito claros: o papel de quem seleciona a responsabilidade de quem está lá do outro lado também demandando a seleção. Você tem frentes muito claras de atuação são feitas de atração, de pré-seleção. A gente não tá pra substituir a autonomia decisória, muito pelo contrário, a gente tá pra subsidiar e também um olhar pro desenvolvimento desses profissionais.”
LOC: Uma das pessoas que participou do processo seletivo com a metodologia da Enap, foi o engenheiro de computação e gestor público Bruno Bondarovsky. O atual subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi selecionado pela metodologia da Enap para um cargo de gestão no Ministério da Economia. A secretaria em que Bondarovsky trabalha no município do Rio de Janeiro foi pioneira ao contar com o assessoramento da Enap para a seleção de profissionais para a ocupação de três vagas. Foram recebidos cerca de 3,2 mil currículos para as seleções.
TEC/SONORA: Bruno Bondarovsky, Subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro
“Um candidato que é selecionado de um número tão grande de candidatos pra assumir um cargo, ele vem também empoderado perante a máquina, que muitas vezes questiona esses nomeados. Então acho que é um um fator importante aqui pra gente. Mostra uma filosofia de transparência, uma filosofia de dar oportunidades, de pegar melhores práticas do mercado e trazer o que tem de melhor.”
LOC: O foco da Enap por meio do Líderes que Transformam é oferecer a metodologia de seleção para cargos de assessoramento e direção, ou seja, de primeiro, segundo e até terceiro nível hierárquico . O processo pode ser personalizado ou realizado por meio do banco de perfis. A Enap pode financiar o processo de recrutamento e pré-seleção nos casos estabelecidos pelo sistema de incentivos. O site da Enap tem as informações mais detalhadas. As vagas disponíveis também são divulgadas nesse espaço.
Reportagem, Angélica Cordova