LOC.: A quantidade de pedidos de novas ferrovias chegou a 89, desde a elaboração do marco legal das ferrovias, há um ano. Os dados são do Ministério da Infraestrutura. Do total, 81 pedidos foram protocolados junto à pasta, enquanto outros oito tramitam diretamente na Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, Venilton Tadini, o quadro representa uma evolução econômica para o Brasil.
TEC./SONORA: Venilton Tadini, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base
“É um fato extremamente positivo a ideia de aumentar a participação de modais como o ferroviário na nossa matriz de transporte. Isso é absolutamente fundamental para que tenhamos uma integração nacional, do ponto de vista do fluxo de produtos mais competitivos, principalmente minério e grãos. Essa integração interna vai possibilitar uma melhora, inclusive, no curso de escoamento para exportação dos produtos.”
LOC.: Os requerimentos foram apresentados por 39 proponentes e somam mais de 22 mil quilômetros de novos trilhos em todas as regiões do país. A projeção é de que haja investimento de cerca de 258 bilhões de reais. Esse valor corresponde apenas a recursos privados.
Reportagem, Marquezan Araújo