LOC.: Enquanto o 5G avança em termos de velocidade e qualidade, as leis municipais brasileiras não acompanham essa evolução. Levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, com base em dados do Conecte 5G, mostra que até dezembro de 2023 apenas 399 cidades (7,16% dos municípios brasileiros) têm normas adequadas para a implantação da tecnologia.
Por conta disso, as operadoras, que precisam cumprir regras e prazos estipulados no leilão da Anatel, realizado em 2021, se desdobram para ampliar a cobertura e, ao mesmo tempo, não descumprirem dispositivos da legislação. É o que explica Diogo Della Torres, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital.
TEC/SONORA: Diogo Della Torres, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital
“As operadoras precisam instalar o 5G por uma obrigação do edital, então elas têm compromissos a cumprir. O que acontece neste momento, é que devido à necessidade de licenciar — que a gente chama de infraestrutura de e, que são as torres — elas estão fazendo esse trabalho por meio de modernizar uma estrutura existente.”
LOC.: O deputado Vitor Lippi, do PSDB de São Paulo, que é autor do PL que altera a Lei Geral das Antenas, diz que o Brasil já 'avançou muito' na quinta geração de internet para redes móveis e de banda larga, mas ressalta que 'ainda há um longo caminho pela frente'.
TEC/SONORA: deputado Vitor Lippi do PSDB de São Paulo
“Mesmo as cidades que já contam com a tecnologia não é possível dizer que elas estão recebendo o 5G com qualidade. Isso porque a tecnologia depende do número de antenas — uma vez que o 5G depende de 10 vezes mais antenas do que o 4G — e apesar de serem antenas menores, elas também precisam de licença, de projetos de engenharia e todo um investimento para isso.”
LOC.: Apesar de terem o sinal do 5G desde 2022, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife ainda fazem parte da lista de 92% das cidades sem regulamentação que atendem especificações da Lei Geral de Antenas, a exemplo de processos de licenciamento apropriados à expansão da tecnologia. Para reverter o quadro, o edital do 5G prevê como próximas metas a instalação da tecnologia nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. Já para cidades com mais de 200 mil moradores, o prazo vai até julho de 2026.
Reportagem, Livia Braz