LOC.: Engajamento. Essa foi a receita do Grupo Eco Foods para fazer sucesso no mercado internacional. Fundada em 2009, a empresa amazonense que produz açaí e polpas de frutas foi pensada para atender ao mercado interno, mas o desejo de conquistar clientes de outros países se concretizou anos depois.
Hoje gerente de Exportação da empresa, José Bonifácio recebeu a missão de conduzir o processo de internacionalização da marca. Tendo trabalhado anteriormente como técnico extensionista do programa de qualificação para exportação (PEIEX) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o gestor sabia quais caminhos percorrer.
A empresa ou, então, a se envolver em todas as capacitações oferecidas pela agência.
TEC./SONORA: José Bonifácio, gerente de Exportação do Grupo Eco Foods:
“Primeiro, através do Peiex, em que a gente teve todo o processo de atendimento do técnico, a parte de planificação e, posteriormente, a gente começou um trabalho bastante incisivo. A questão de feiras internacionais, rodadas de negócio, as oficinas que eles fazem sobre pontos específicos, como nomenclatura do Mercosul, o plano de marketing, a questão internacional. Nós somos os maiores alunos da Apex.”
LOC.: No início, a Eco Foods exportava de forma esporádica. Bélgica e Emirados Árabes foram alguns dos destinos dos produtos, mas as parcerias não se consolidaram. Todo o envolvimento da empresa, no entanto, trouxe resultados expressivos ao longo dos últimos seis anos.
TEC./SONORA: José Bonifácio, gerente de Exportação do Grupo Eco Foods:
“O próprio Estados Unidos, que a gente não tinha uma escala constante, mas a gente já conseguiu alguns clientes mais fixos, mas também estamos atendendo Japão, Austrália e Portugal. Conseguimos contatos no Vietnã, na Tailândia e estamos conversando a Turquia. Está bem próximo de iniciar uma operação lá. A nossa ideia é crescer mais a nossa operação e buscar esses mercados novos para que a gente possa estar posicionado como uma empresa top of mind”.
LOC.: Hoje, de 40% a 50% da produção do grupo vai para a exportação. Além de duas fábricas no Brasil, a empresa tem uma parceria com uma empresa em Portugal e acabou de obter a certificação Halal, que abre portas para o comércio com países de cultura islâmica.
Gostou da história do José Bonifácio, da Eco Foods? Fique ligado para mais reportagens como essa.
As rodadas de negócios, que fizeram a diferença para a empresa do José, estão entre as diversas iniciativas da ApexBrasil para promover a internacionalização de empresas brasileiras. A agência organiza os encontros, aproximando os empreendedores nacionais dos compradores internacionais, gerando oportunidades qualificadas de negócios.
Para mais informações sobre os projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, e brasil61.noticiascatarinenses.com.