Voltar

ou

Cadastro de mídia
Divulgação ApexBrasil
Divulgação ApexBrasil

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: veja como a Britvic Brasil mais do que dobrou o número de clientes no exterior

Empresa decidiu expandir internacionalização e, com a ajuda da Apex, ampliou sua presença de 12 para 29 países


Depois de 90 anos no mercado brasileiro e, ao menos, 30 anos no comércio exterior, a Britvic Brasil poderia se dar por satisfeita. A posição de destaque no ramo de bebidas não alcoólicas, como chás, sucos e energéticos, no entanto, não era suficiente e, por isso, a empresa propôs um novo objetivo: potencializar as vendas para o mercado internacional — tímidas em comparação às vendas internas. 

O processo de expansão da internacionalização da marca ganhou força quando a empresa intensificou os contatos com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), afirma o gerente de comércio exterior da Britvic Brasil, Erick Wedemann.
 


“A gente começou a participar de muitas feiras [de negócios] promovidas pela Apex e, a partir daí, a agência mostrou outros tipos de serviços e auxílios. A gente ou a beber dessa fonte”, conta. 

Feiras e rodadas de negócios foram apenas uma parte do e dado pela ApexBrasil para o crescimento da empresa no exterior, conta Erick. Reuniões com potenciais compradores, fóruns e embaixadas de outros países foram intermediadas pela agência. 

O apoio se estendeu até mesmo a questões regulatórias. “Em alguns países que a gente foi entrar, a legislação era um pouco delicada; a gente não tinha conhecimento tão detalhado, e a Apex nos ajudou muito nessa comunicação com o órgão do país de destino”, destaca. 

O resultado da parceria é inquestionável, afirma Erick. “Antes do nosso relacionamento com a Apex, a gente produzia por volta de 40 SKUs e exportava esses SKUs para aproximadamente 12 a 15 países. Hoje, a gente vende para quase 29 países e a consequência disso é em produtos e resultados. A gente está com 20% a mais de produtos, quase 50 SKUs exportados e um resultado de duas a três vezes maior se comparado ao nosso pré-relacionamento com a Apex”, relata. 

A Britvic Brasil fortaleceu a presença na Europa e na Ásia. Estados Unidos, Holanda e China são os principais destinos das exportações da empresa, que aposta em bebidas com sabores brasileiros, como o açaí e acerola, para conquistar novos mercados. 

“A gente não estaria onde está se a gente não tivesse todo auxílio, parceria e seriedade de trabalho da Apex. A gente chegou em mercados que, sete anos depois, são cruciais para o nosso desenvolvimento. Se a Apex não estivesse lá no comecinho, a gente não teria construído isso”, acredita. 

Segundo Erick, o relacionamento com a Apex promoveu um ciclo virtuoso de crescimento para a empresa, que ampliou a estrutura, o número de produtos e de colaboradores por causa do aumento das exportações. 

ApexBrasil Mais Feiras

Empresas brasileiras que desejam ar ou fortalecer a participação no mercado internacional podem contar com diversas iniciativas da ApexBrasil. Uma delas é a ApexBrasil Mais Feiras. 

Trata-se de um programa que apoia e viabiliza a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais. Além de fechar negócios, a iniciativa permite às empresas promoverem a própria imagem, prospectar tendências em suas áreas de atuação e analisar a concorrência.  

A Apex Brasil prepara as empresas, fornece estudos comerciais específicos, promove webinar pré-evento e dá e aos empreendedores durante todo o evento. 
Para mais informações sobre empresas que internacionalizam suas vendas e programas de incentivo à exportação, e: www.brasil61.noticiascatarinenses.com. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Depois de noventa anos no mercado brasileiro e, ao menos, trinta no comércio exterior, a Britvic Brasil poderia se dar por satisfeita. Mas o lugar de destaque no ramo de bebidas não alcoólicas, como chás, sucos e energéticos, não era suficiente. A empresa queria mais. 

O novo objetivo? Potencializar as vendas para o mercado internacional, que eram tímidas em comparação às vendas para o Brasil. O processo de internacionalização ganhou força quando a empresa conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. 

Feiras com compradores internacionais, rodadas de negócios, consultorias e até reuniões com autoridades de outros países ajudaram a abrir as portas do mercado exterior para os produtos da empresa. Hoje, sete anos depois do início da parceria, o resultado é inquestionável, afirma Erick Wedemann, gerente de comércio exterior da Britvic Brasil. 

TEC./SONORA: Erick Wedemann, gerente de comércio exterior da Britvic Brasil

“Antes do nosso relacionamento com a Apex, a gente produzia por volta de 40 SKUs e exportava esses SKUs para aproximadamente 12 a 15 países. Hoje, a gente vende para quase 29 países e a consequência disso é em produtos e resultados. A gente está com 20% a mais de produtos, quase 50 SKUs exportados e um resultado de duas a três vezes maior se comparado ao nosso pré-relacionamento com a Apex.”

LOC.: Hoje, a Britvic exporta para a América do Norte, Ásia e Europa. Estados Unidos, Holanda e China estão entre os principais destinos dos produtos da empresa, que aposta em bebidas com sabores brasileiros, como o açaí e acerola, para conquistar novos mercados. 

Erick diz que, sem a Apex, a transformação não teria acontecido. 

TEC.SONORA: Erick Wedemann, gerente de comércio exterior da Britvic Brasil

“A gente não estaria onde está se a gente não tivesse todo auxílio, parceria e seriedade de trabalho da Apex. A gente chegou em mercados que, sete anos depois, são cruciais para o nosso desenvolvimento. Se a Apex não estivesse lá no comecinho, a gente não teria construído isso.”

LOC.: Assim como a Britvic, empresas brasileiras que desejam ar ou fortalecer a participação no mercado internacional podem contar com diversas iniciativas da ApexBrasil. Uma delas é a ApexBrasil Mais Feiras. 

O programa apoia e viabiliza a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais. Além de fechar negócios, a iniciativa permite às empresas promoverem a própria imagem, descobrir tendências em suas áreas de atuação e analisar a concorrência.  

A Apex Brasil dá e teórico e prático aos empreendedores antes, durante e depois dos eventos. 

Gostou da história do Erick, da Britvic? Fique ligado para mais reportagens como essa. Para mais informações sobre os projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, e brasil61.noticiascatarinenses.com.