LOC.: Com pouco dinheiro, em meados do século ado o comerciante João Pignatta comprou uma pequena torrefação e uma ambulância velha para vender café em pó e em grãos de porta em porta, em Jundiaí, interior de São Paulo. O negócio deu certo…
O Café Caiçara cresceu e quase 70 anos mais tarde, a neta de seu João, Renata Pignatta sugeriu que a empresa familiar continuasse a sonhar com voos ambiciosos. Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, ela conta que o negócio já conseguiu atrair o interesse de compradores internacionais.
TEC./SONORA: Renata Pignatta, engenheira agrônoma
"A Apex representa as empresas brasileiras no mercado exterior, como um grande parceiro. Além de trazer conhecimento sobre esse setor de exportação, a Apex também traz os clientes no mercado exterior, fazendo as rodadas de negócios, para que a gente possa realmente efetuar a exportação. Eu tenho clientes que estão trabalhando com alguns produtos nossos devido a essa rodada de negócios que a Apex patrocinou."
LOC.: Segundo ela, a empresa agora já não tem mais receio de pôr em prática o desejo de exportar os produtos do Café Caiçara. O sonho de honrar o legado deixado pelo avô ficou mais próximo.
TEC./SONORA: Renata Pignatta, engenheira agrônoma
"Eu espero que, como o meu avô começou sendo pioneiro em um setor que ele acreditou, eu esteja fazendo a mesma coisa que ele e sendo pioneira aqui na nossa empresa buscando um mercado novo que a gente pouco tem conhecimento, mas que a Apex vem tirando esse medo, e já tirou."
LOC.: Assim como outras empresas brasileiras, o Café Caiçara participou das rodadas de negócios do Exporta Mais Brasil — programa da ApexBrasil que conecta empreendedores de todo o país a compradores internacionais.
Todos os anos a agência promove rodadas de negócios entre as empresas nacionais e potenciais compradores internacionais. No ano ado, foram 13 edições do Exporta Mais Brasil. Quatrocentos e oitenta e sete negócios foram conectados a 143 compradores internacionais, o que gerou R$ 275 milhões em operações.
Para mais informações sobre empresas que internacionalizam suas vendas e programas de incentivo à exportação, e: www.brasil61.noticiascatarinenses.com.