LOC.: O número de famílias urbanas que desembolsam mais de 30% de suas rendas com aluguel cresceu, atingindo cerca de 3 milhões de domicílios, em 2019. Os dados constam no estudo Déficit habitacional e Inadequação de moradias no Brasil da Fundação João Pinheiro (FJP) e contempla famílias com renda de até três salários mínimos.
Alfredo dos Santos, secretário Nacional de Habitação, afirma que esses resultados vão contribuir para a formulação de políticas relacionadas ao tema.
“Essa constatação reforça a visão da pasta e nos apoia na elaboração de políticas que tenham como objetivo enfrentar esse componente do déficit habitacional.”
LOC.: Entre outros pontos, o estudo constatou que as regiões Norte e Nordeste foram as que chamaram mais atenção quanto ao percentual de domicílios urbanos inadequados, alcançando 50% do total.
Gabriel Lacerda, um dos autores da pesquisa, afirma que, entre 2016 e 2019 o indicador de habitação precária teve um forte peso no déficit habitacional nessas localidades.
“O componente habitação precária é muito relevante na composição do déficit nessas regiões, onde é observada uma distribuição equânime das habitações rústicas e improvisadas, embora haja uma tendência de elevação.”
LOC.: No componente ônus excessivo de aluguel, em 2019, as mulheres representavam 62% das pessoas de referência no domicílio, em habitações precárias, o índice é de 59%, e em coabitações, 56%.
Reportagem, Paulo Oliveira
NOTA
LOC.: O número de famílias urbanas que desembolsam mais de 30% de suas rendas com aluguel cresceu, atingindo cerca de 3 milhões de domicílios, em 2019. Em 2016, esse quantitativo era de aproximadamente 2,8 milhões de domicílios.
Os dados constam no estudo Déficit habitacional e Inadequação de moradias no Brasil da Fundação João Pinheiro (FJP) contratado pela Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e contempla famílias com renda de até três salários mínimos.
Em todo o País, de acordo com a pesquisa, em 2019, quase 25 milhões de domicílios apresentaram ao menos um tipo de inadequação.
Reportagem, Paulo Oliveira