LOC.: O grupo das cooperativas de crédito se manteve como o segmento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) que mais cresce. Segundo o Banco Central (BC), o setor encerrou 2022 com 9.122 unidades de atendimento, operando em 55,3% dos municípios brasileiros. O quadro de cooperados subiu 14,5%, ando de 13,6 milhões em 2021 para 15,6 milhões em 2022.
De acordo com o Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia (OCEB – Bahia), Cergio Tecchio, o crescimento das cooperativas de crédito mostra que o segmento se encontra apto para ampliar ainda mais a participação no cenário do sistema financeiro nacional.
TEC./SONORA: Cergio Tecchio, Presidente da OCEB – Bahia
“Cada vez mais as cooperativas de crédito, que são instituições financeiras são mais capacitadas, têm mais planejamento, têm mais participação na sociedade. Isso traz um trabalho de prospecção, de fazer com que os pequenos municípios tenham assistência financeira integral através das cooperativas de crédito. Então o cooperativismo hoje está preparado e cada vez mais ele busca essa integração de oferecer uma gama muito forte de produtos e serviços a preços compatíveis com a necessidade do mercado”.
LOC.: Os ativos totais das cooperativas de crédito, que inclui a carteira de crédito e os outros bens, totalizaram R$ 590 bilhões em dezembro de 2022, com alta de 28,6% no ano. A maior parte desses ativos são representados pelas operações de crédito concedidas a micro e pequenas empresas.
O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia, ressalta que a modernização da legislação foi essencial para a expansão do número de créditos concedidos a micro e pequenas empresas.
TEC./SONORA: Cergio Tecchio, Presidente da OCEB – Bahia
“No momento em que a legislação nos permitiu a trabalhar com pessoa jurídica foi feito todo um trabalho estratégico de capacitação de fomento, de desenvolvimento de sistemas, planejamento estratégico no sentido de buscar as micro e pequenas empresas para que elas pudessem se associar à cooperativa e, principalmente, se desenvolveu produtos e serviços adequados para esses tipos de sociedade”.
LOC.: De acordo com o BC houve crescimento do cooperativismo em 2022 em todas as regiões do país. Com destaque para a região sul com unidades de atendimento em 95,9% dos municípios. Em seguida, Centro-Oeste (75,2%), Sudeste (70,3%) e Norte (36,9%) e região Nordeste com apenas 13,8%.
Reportagem, Landara Lima