LOC.: A Agência Nacional de Mineração, ANM, distribuiu mais de 431 milhões de reais aos estados, Distrito Federal e municípios produtores minerais. Esse montante corresponde à parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, CFEM, que foi arrecadada durante o mês de junho e está sendo distribuída conforme o cronograma regular em julho.
O advogado especialista em mineração Alexandre Sion informa que grande parte do valor recolhido do título de CFEM é destinado aos municípios, trazendo uma receita significativa para esses entes.
TEC./SONORA: Alexandre Sion, advogado especialista em mineração
"Em 2024, considerando apenas até 22 de julho, foram distribuídos mais de R$ 1 bilhão aos municípios produtores de Minas Gerais, por exemplo. Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração."
LOC.: O especialista afirma que se os recursos forem bem investidos podem servir para desenvolver as estruturas urbanas e garantir o bem-estar da coletividade no longo prazo.
Entre os municípios produtores que mais receberam os recursos estão: Canaã dos Carajás e Parauapebas, no Pará, e Congonhas e Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.
Reportagem, Nathália Guimarães