LOC.: Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte, Salvador e Tom Jobim, no Rio de Janeiro, receberam um prêmio por promoverem boas práticas socioambientais. As medidas visam reduzir os impactos da operação aeroportuária. Os terminais estão entre os sete da América Latina e do Caribe que tiveram o reconhecimento.
O engenheiro civil com especialização na área ambiental, Edson Benício, considera que os aeroportos têm mostrado preocupação em adotar medidas que contribuam para preservar o meio ambiente.
TEC./SONORA: Edson Benício, engenheiro civil com especialização na área ambiental
“Tenho percebido que as istrações dos aeroportos, juntamente com suas equipes de meio ambiente, têm buscado garantir níveis elevados de qualidade em relação a questões ambientais. É muito importante desenvolver políticas e monitoramentos voltados para impactos ambientais, justamente para que haja uma convivência harmoniosa entre a operação do aeroporto e as comunidades em volta.”
LOC.: Para o professor do Departamento de Engenharia Florestal da UnB Reuber Brandão, a questão ambiental nos aeroportos é relevante, já que cria vantagens para as empresas que investem em medidas sustentáveis.
TEC./SONORA: Reuber Brandão, professor do Departamento de Engenharia Florestal da UnB
“É comum se ouvir dizer que conservação só gera gasto. Mas, se você observar, as empresas aéreas têm vários benefícios ao adotarem práticas conservacionistas, com preocupações ambientais, com resíduos, com território e com a ocupação humana nessas áreas de segurança essencial à atividade.”
LOC.: Em Belo Horizonte, o projeto em destaque trata-se da implantação de um sistema de ar-condicionado mais eficiente e econômico, formado por duas centrais de água fria. O Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOGaleão, por sua vez, contribuiu, até o momento, para a diminuição de 42% das emissões de gases de efeito estufa. Já em Salvador, a iniciativa consiste em uma composteira que acelera o processo de reuso de resíduos de alimentos em até 24 horas, transformando-os em líquidos.
Reportagem, Marquezan Araújo