LOC: A Bahia está na final da mostra nacional do Inova Senai 2020. Com oito projetos selecionados, alunos e instrutores das unidades do Senai local vão representar o estado baiano com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira nas áreas de biotecnologia, química, construção civil e gestão.
Mais de 140 projetos em todo Brasil foram selecionados nas etapas anteriores, mas somente 80 aram para a fase nacional. Cassia Nicodemos é uma das alunas finalistas na competição. Com o projeto “Bioseixos”, ela juntou forças com mais quatro colegas para formar a equipe que vai representar a unidade do Senai Dendezeiros. O projeto, segundo Cassia, é para produzir seixos, que são pedras de jardim que facilitam a drenagem de água, feitos de argila, blocos e telhas cerâmicas recicladas.
TÉC./SONORA: Cassia Nicodemos, aluna Senai
“O projeto dos bioseixos é uma opção para a reutilização de materiais cerâmicos que não são aproveitados devido a falhas ou quebra, e são desperdiçados. Aproveitamos esse material, que é selecionado, triturado, misturado com argila e água, para a produção de bioseixos que servem para paisagismo e com a mesma base estamos estudando novos produtos. Vai ajudar a reduzir o descarte de material de obra classe A, blocos, telhas cerâmicas e argamassas, com o uso dessas sobras, evitando que todo esse material que chamamos comumente de entulho de se tornar lixo.”
LOC.: As 80 equipes serão divididas em oito áreas, sendo uma equipe vencedora por área. Oito finalistas chegarão à etapa final, depois de apresentarem os projetos em rodadas de negócios. A premiação para os três melhores colocados será simbólica, com certificado, medalha e troféu, mas a coordenadora do Inova Senai na Bahia, Fernanda Mikulski, acredita que a competição é também uma oportunidade de garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.
TÉC./SONORA: Fernanda Mikulski, coordenadora do Inova Senai na Bahia
“Durante a formação no Senai, os alunos são incentivados a pensar em soluções inovadoras para desafios reais da indústria. Então o Inova Senai vem como uma oportunidade em que os alunos podem submeter e apresentar essas soluções para empresários, durante uma rodada de negócios. Esses empresários podem ser futuros empregadores ou investidores daquelas soluções.”
LOC.: Nesse ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será virtual. O Inova Senai 2020 ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro e pode ser visto pelas plataformas sociais do Senai.
Reportagem, Jalila Arabi.