Voltar

ou

Cadastro de mídia
Coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, e o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch. Foto: Divulgação/SET
Coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, e o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch. Foto: Divulgação/SET

TV 3.0: Ministério das Comunicações recebe primeiros protótipos de antena e de conversor

Aparelhos foram apresentados pela primeira vez no maior evento mundial do setor de radiodifusão


O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, participou, na manhã do último domingo (6), em Las Vegas (EUA), da apresentação dos primeiros protótipos da antena e do conversor da TV 3.0. A demonstração foi conduzida pelo coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, durante um na NAB Show — o maior evento de radiodifusão do mundo.

Ele também abordou uma das principais dúvidas a respeito do tema: o custo desses equipamentos para o telespectador. “Muito se fala em preços elevados, que vai encarecer demais a experiência de ver TV, mas é bom que, aqui, possamos desmistificar tudo isso”, complementou o secretário.

O presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, explicou que os custos serão íveis e não prejudicarão a experiência do telespectador. “Não pode ser caro no longo prazo — e não vai ser. Os primeiros produtos podem, sim, ter um custo um pouco mais alto no início, mas depois os preços caem rápido com a grande escala. A tendência é que os preços despenquem em um ano”, disse Raymundo.

O Fórum SBTVD é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para desenvolver a TV digital no Brasil. A entidade foi criada em 2006 por meio de decreto presidencial e reúne representantes de empresas e organizações ligadas à radiodifusão.

A exemplo do que ocorreu na migração do sinal de TV analógico para o digital, existe a necessidade inicial de um conversor para usufruir da TV 3.0. A expectativa é que, futuramente, novos televisores já venham de fábrica com e a essa nova tecnologia.

Wilson Wellisch afirmou que o governo estuda a possibilidade de entregar os equipamentos gratuitamente para famílias de baixa renda.

TV 3.0

A TV 3.0 é um novo padrão que promete revolucionar a TV aberta, integrando totalmente os canais à internet. Não haverá mais canais numéricos, mas apenas aplicativos nos aparelhos. A migração será gradativa, com início nas grandes capitais.

A navegação será mais interativa e inovadora, feita exclusivamente por aplicativos, substituindo o sistema tradicional por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do conteúdo transmitido ao vivo, opções sob demanda — como séries, jogos ou programas diversos.

A qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, com TV digital em Full HD, ará para 4K ou até 8K. Haverá mais informações por espaço, o que aprimora cor, nitidez e contraste, com o uso de tecnologias como HDR (High Dynamic Range). Com som imersivo, o telespectador terá a sensação de estar dentro do ambiente exibido na tela.

Com informaçõe do MCom

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

O Ministério das Comunicações participou, neste final de semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, da apresentação dos primeiros protótipos da antena e do conversor da TV 3.0 durante um na NAB Show — o maior evento de radiodifusão do mundo.

A TV 3.0 é um novo padrão que promete revolucionar a TV aberta, integrando totalmente os canais à internet. 

O secretário de Comunicação Social Eletrônica da Pasta, Wilson Wellisch, participou da apresentação.

A demonstração dos protótipos foi conduzida pelo coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, Raymundo Barros.

Segundo Wilson Wellisch, o evento trará novas oportunidades para levar mais qualidade de rádio e TV para a população brasileira.
 

"Estamos aqui, em Las Vegas, na NAB Show, o maior evento do mundo de rádiodifusão, acompanhando as principais tendências e inovações para que a gente possa levar isso tudo para o Brasil, para trabalhar em políticas públicas, em inovação, e levar para a população brasileira uma melhor qualidade de rádio e TV."
 


Ainda neste domingo, o secretário participou de uma palestra sobre estratégias e oportunidades de colaboração que podem apoiar e inspirar o crescimento da radiodifusão e se reuniu com o CEO da feira. 

O NAB Show reúne, anualmente, as principais novidades tecnológicas do setor, com a presença de empresas e produtores de mais de 160 países. A programação segue até a próxima quarta-feira, dia 09.