LOC.: O quinto dia de buscas em Petrópolis após as chuvas que devastaram a região foram interrompidas no início da tarde deste sábado, dia, por conta da neblina e novas precipitações. Até então, o Corpo de Bombeiros contabilizou 139 mortos e 191 desaparecidos. Segundo a corporação, aproximadamente 967 pessoas ficaram desabrigadas após a tragédia.
A previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) era de mais chuvas durante todo o sábado. Segundo o Climatempo, a região sofre com mais pancadas de chuva neste domingo, dia 20, o que pode atrapalhar novamente a busca por sobreviventes.
Petrópolis foi devastada por um temporal na última terça-feira e até o momento sofre com a chuva que ainda torna o tempo instável e preocupante. O solo encharcado, a lama e o retorno da chuva durantes os dias representam riscos de novos deslizamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu neste sábado alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas também na Paraíba. O órgão orienta aos moradores que em caso de rajadas de vento, evitem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Mais informações nos telefones da Defesa Civil, 199, e Corpo de Bombeiros, 193.
Reportagem, Luciano Marques