LOC.: Testes do tipo PCR para diagnóstico de Varíola dos Macacos podem ser distribuídos à rede pública de laboratórios, a partir da próxima semana. De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente, devem ser adquiridos 60 mil kits do teste, fornecido pelo Instituto Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz. Os kits vão ser distribuídos para os 15 laboratórios autorizados pela Anvisa, até o momento, como esclarece o diretor do Instituto, Maurício Zuma.
LOC.: Ainda de acordo com o diretor, os testes serão fornecidos, exclusivamente, à rede pública de laboratórios da Saúde.
TEC./SONORA:
“Esses testes têm a tecnologia do PCR em tempo real, e não podem ser realizados por pessoas individualmente, eles precisam de equipamentos de laboratório para serem realizados. Portanto, não serão distribuídos em farmácias, e sim serão distribuídos para a rede pública de laboratórios centrais dos estados (Lacens)”
LOC.: Segundo dados atualizados da Saúde, até essa terça, foram identificados 7.115 casos de infecção pelo vírus em todo o país.
Reportagem, Fernanda Fernandes