LOC: Nos últimos dias, temporais deixaram aproximadamente 2,1 milhões de pessoas sem fornecimento de energia elétrica, em São Paulo, de acordo com a Enel. Entre os municípios atingidos estão Cotia, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.
A advogada especializada em direito do consumidor Renata Abalém esclarece que o fornecimento de energia elétrica deve ser assegurado independentemente das condições climáticas. Segundo a especialista, as pessoas podem procurar seus direitos relacionados à indenização, a partir de 4h sem energia.
TEC/SONORA: Advogada especializada em direito do consumidor, Renata Abalém
“A falta de energia afeta sensivelmente o direito do consumidor, porque se não tem energia, a pessoa fica sem internet, ele não trabalha, tem gente que tem filtro de água elétrico. Então afeta toda a vida da pessoa.”
LOC.: A especialista orienta que sejam feitos registros, como fotos e vídeos, durante a situação de falta de energia. Relatos dos vizinhos também ajudam a comprovar os danos causados. Além disso, é preciso entrar em contato com a empresa de energia e com o Procon. A partir daí, o usuário já deve procurar a Justiça para garantir os seus direitos.
A dona de uma empresa de pudim e cookie foi uma das afetadas pela falta de energia, que durou quatro dias. Aline Marin, de 29 anos, tem uma loja em São Bernardo e, de acordo com ela, umas das alternativas foi levar os produtos para a casa de famílias que tinham energia.
TEC/SONORA: Empresaria, Aline Marin
“A queda de energia, afetou bastante a nossa vida cotidiana. Então nós não conseguimos produzir, não conseguimos assar cookies, enfim, afetou totalmente a nossa produção. Os deliverys não funcionavam, os computadores não estavam funcionando e nós tentamos fazer vendas através do celular roteando internet um para o outro, para tentar minimizar o prejuízo.”
LOC.: De acordo com a Defesa Civil, não há mais previsões de chuvas ou temporais para o estado nos próximos dias. Ainda segundo o órgão, grande parte dos serviços já estão voltando à normalidade.
Reportagem, Nathalia Maciel