LOC.: A indústria naval brasileira vai contar com VINTE E DOIS BILHÕES DE REAIS para investimento em VINTE E SEIS projetos ligados ao setor. De maneira geral, os recursos serão utilizados na construção de embarcações, reparos, modernização de unidades existentes, ampliação de estaleiros, entre outras áreas.
O valor foi definido em reunião do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, do Ministério de Portos e Aeroportos. Da quantia aprovada, mais de QUINZE BILHÕES DE REAIS são referentes a DEZENOVE novos projetos e os quase SETE BILHÕES RESTANTES a projetos reapresentados. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o objetivo da medida é promover o crescimento do setor e a expansão das atividades logísticas no país.
O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, reforça que o valor aprovado é o maior da história. Na avaliação dele, além de ajudar na evolução do setor, a medida também vai contribuir para geração de emprego e renda no país.
TEC./SONORA: Dino Antunes, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação
“Há uma continuação de projetos esparramados entre a parte de petróleo, navegação interior, apoio marítimo e apoio portuário. Isso é fundamental para que possamos continuar no fortalecimento da indústria naval brasileira, com geração de emprego e renda. É um grande momento de retomada do setor, e essa reunião mostra, mais uma vez, o acerto da política pública de apoio à indústria naval e ao próprio financiamento de infraestruturas portuárias.”
LOC.: Dos projetos aprovados, um diz respeito ao pedido da Petrobras para a construção de oito navios gaseiros para transporte de GLP. Nesse caso, o valor de investimento chega a mais de QUATRO BILHÕES DE REAIS.
Em relação ao setor de infraestrutura, um dos projetos em destaque é o que trata da modernização do estaleiro da Green Port, em Niterói, no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com investimento superior a DUZENTOS E QUARENTA MILHÕES DE REAIS. Outro projeto está ligado à modernização do Tecon Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no valor de QUINHENTOS E TRINTA E TRÊS MILHÕES DE REAIS.
Algumas medidas adotadas pelo governo foram relevantes para estimular os investimentos destinados ao setor. Entre elas está a publicação da Resolução que regulamentou a aplicação dos recursos de Financiamento à Marinha Mercante e garantiu evoluções importantes para o setor naval, com o intuito de promover melhorias regulatórias e fortalecer o setor da indústria do país.
Reportagem, Marquezan Araújo