LOC.: Somente no primeiro semestre de 2022, mais de 1,7 mil cooperativas já foram atendidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop, em todo país. O Sescoop, entidade integrante do Sistema S, tem o objetivo de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e da gestão para o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil.
Daniele dos Santos Almeida, é presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro, Cooeps. A cooperativa oferece aos alunos da região educação do ensino infantil até o médio. Ela conta que a presença e o apoio do Sescoop/BA são fundamentais para transformar ideias em atitudes.
TEC./SONORA: Daniele dos Santos Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro (Cooeps)
“Essa presença da Sescoop junto às cooperativas enriquece e profissionaliza demais. Eu acredito que ele [Sescoop] eleva o nível das cooperativas, caminha garantindo e primando pela legalização das cooperativas, pelas cooperativas compreenderem a razão da sua existência. Apoiando e formando, com as mentorias, com os cursos, com os encontros. Acredito que a Sescoop traz o que há de novo em cooperativismo, em gestão, em sociedade, em mundo.”
LOC.: Além da Cooeps, o Sescoop/BA atendeu outras 90 cooperativas baianas em 2021. Esses atendimentos beneficiaram mais de 5,1 mil cooperados e empregados com cursos de gestão, governança e especialização na área do cooperativismo, e oficinas sobre cuidados com a saúde e bem-estar.
A instituição ainda oferece bolsas de estudos para pós-graduação por meio do programa BolsaCoop, e incentiva o ensino e a prática do cooperativismo nas escolas através do programa Cooperjovem.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb e conselheiro do Sescoop/Bahia, o propósito maior é melhorar a qualidade de vida das pessoas que pertencem ao cooperativismo.
TEC./SONORA: Cergio Tecchio, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia
“Hoje, o Sescoop congrega e tem a responsabilidade da capacitação, formação e disseminação do cooperativismo brasileiro. Nós fazemos a parte econômica de capacitação e desenvolvimento, mas nós também temos a responsabilidade da promoção social.”
LOC.: Criado há 23 anos, o Sescoop está presente em todos os estados da federação e no Distrito Federal para prestar serviços para as mais de 4,8 mil cooperativas registradas no Brasil, atuando nas três áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social.
Para mais informações sobre o Sescoop Bahia e somoscooperativismo-ba.coop.br