LOC.: Atenção, novos gestores municipais! O prazo para o cadastro no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, o Siops, termina no dia 30 de janeiro, próxima quinta-feira. A Confederação Nacional de Municípios alerta que é necessário enviar os dados referentes ao 6º bimestre de 2024, que compreende o último bimestre do ano ado, de acordo com a Lei Complementar número 141, de 2012.
Os gestores que não enviarem os dados dentro do prazo podem sofrer suspensão de transferências voluntárias e o bloqueio de rees constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios, a partir de 2 de março.
Antes da Lei Geral de Proteção de Dados, o pré-cadastramento dos prefeitos era feito automaticamente com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, com a Lei 13.709, de 2018, dados pessoais como F e e-mail não podem ser divulgados, exigindo que o cadastro seja realizado manualmente.
Prefeitos reeleitos estão isentos da exigência de cadastramento, pois os dados já constam no sistema.
Para regularizar o cadastro, basta enviar um e-mail para [email protected], com o assunto “Atualização cadastral de Prefeitos no Siops”. No corpo do e-mail, é preciso informar: o nome do município e o estado; nome completo do gestor; F; e-mail; contato telefônico e o termo ou ata de posse.
Depois disso, o gestor vai receber uma confirmação por e-mail com os próximos os a serem seguidos.
Com informações da CNM e do Ministério da Saúde, reportagem, Nathália Guimarães