LOC.: No estado de São Paulo, homens e mulheres se comportam de formas diferentes no que diz respeito aos hábitos
alimentares.Uma pesquisa investigou os hábitos alimentares dos paulistas e revelou que os homens comem mais fora de casa do que as mulheres. Elas, por outro lado, pedem comida por aplicativo com maior frequência do que os homens, em
São Paulo. O resultado compõe uma pesquisa inédita denominada “Sabores de São Paulo”, da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.O levantamento mostrou que 52% dos homens de São Paulo têm o hábito de almoçar ou jantar fora de casa, enquanto o percentual fica em 42% entre as mulheres. A média geral do estado é de 47%. No que diz respeito a optar pelo delivery, o serviço é mais utilizado por 55% das mulheres e por 48% dos homens.
O diretor de Pesquisa da Nexus, André Jácomo, aponta que o resultado evidencia aspectos econômicos e culturais, considerando a falta de afinidade dos homens no preparo do alimento, por isso optam por comer em restaurantes, e o acumulo de funções das mulheres como justificativa delas
optarem mais por delivery em comparação aos homens.TEC./SONORA: André Jácomo, diretor de Pesquisa da Nexus
"Os homens no Brasil, de modo geral, são menos treinados em relação ao preparo da comida, a fazer sua própria comida em casa do que as mulheres, que é uma questão cultural de fato. E o fato das mulheres, em São Paulo, estarem pedindo mais comida por aplicativo, tem a ver com esse conjunto de tarefas que as mulheres acumulam. Casa que acumulam nas suas rotinas em que pedir uma comida por aplicativo acaba sendo uma solução mais rápida para dar conta de uma série de tarefas das suas rotinas."
LOC.: No recorte geográfico do próprio estado de São Paulo, o levantamento também aponta que existem diferenças nos hábitos alimentares entre moradores da capital e do interior.
Os dados revelam que 54% dos paulistas que moram na capital costumam comer mais fora, enquanto o percentual fica em 42% entre os moradores do interior. Já na região metropolitana, são 49% os que fazem refeições fora de casa.
Assim como comer fora de casa, pedir comida por aplicativo também é um hábito comum para 72% de quem ganha mais de cinco salários mínimos.
A frequência de pedidos de comida em casa também foi analisada pelos pesquisadores da Nexus. Os dados revelam, portanto, que cerca de um terço dos paulistas come fora, sendo 35%, e 31% pedem comida em casa de duas a três vezes na semana. Os outros 28% dos moradores de SP usam o delivery uma vez por semana e 20% comem na rua nessa mesma frequência. Além disso, apenas 11% dos paulistas comem fora todos os dias e só 2% pedem comida diariamente.
O levantamento também trouxe o dado de que o principal prato que é a cara de São Paulo é o prato feito, o famoso "PF", apontado por 32% dos respondentes. A combinação, entretanto, não significa sempre o mesmo prato, mas uma refeição completa e fácil de encontrar desde um estabelecimento simples a um sofisticado. Geralmente, o PF é composto por arroz, feijão, uma proteína, salada e um acompanhamento. Dessa forma, o prato feito foi escolhido na capital por 38%, no interior de São Paulo por 30% e na região metropolitana por 27% dos paulistas como principal representante do estado.
Para a pesquisa, a Nexus entrevistou 2.027 cidadãos face-a-face, com idade a partir de 16 anos do estado de São Paulo, entre os dias 09 e 12 de março de 2025.
Reportagem, Bianca Mingote