Voltar

ou

Cadastro de mídia
Imagem: ApexBasil/divulgação
Imagem: ApexBasil/divulgação

Produtor de cachaça do TO quer conquistar o exterior com sabores únicos e identidade regional

A Cachaça Palmeira se prepara para exportar com apoio da ApexBrasil. “Depois que eu conheci a ApexBrasil, eu percebi que há muitas portas a serem abertas”, afirma o produtor Paulo Palmeira


Do município de Combinado (TO), no sítio Rio Palma, surge uma história de empreendedorismo enraizada na tradição. A Cachaça Palmeira, criada por Paulo Palmeira, é resultado de uma herança familiar que atravessa gerações — do avô ao pai do produtor. Agora, está pronta para ganhar o mundo, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.

Com um cuidado artesanal na produção, a Cachaça Palmeira se destaca por sabores únicos, como a Baru Mel, curtida no fruto do baru – árvore nativa do Cerrado –, e por mais de 30 embalagens exclusivas, pensadas para valorizar a identidade regional. "Se for para eu entrar na linha de exportação, quero entrar com um produto diferenciado”, afirma o produtor Paulo Palmeira. 

“A Cachaça Palmeira só o Tocantins tem. Sou um apaixonado pelo meu estado e, onde vou, sempre levo o nome de Combinado e do Tocantins e desses dois aglomerados turísticos, Jalapão e Serras Gerais. Está na embalagem que é patrimônio imaterial do Tocantins. A minha empresa  representa a cultura, a tradição, valorizando a própria identidade", explica.

Após conquistar consumidores em diversos estados brasileiros, Paulo dá um novo o rumo à internacionalização da Cachaça Palmeira. Ele participou do Exporta Mais Brasil e do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), programas da ApexBrasil que promovem a exportação de produtos brasileiros no exterior. “Depois que conheci a ApexBrasil, percebi que há muitas portas a serem abertas. E que, além do mercado estadual e regional, eu também posso atingir o mercado internacional”, afirma o empreendedor.

Em uma rodada de negócios realizada em Palmas, Paulo apresentou seus produtos para potenciais compradores de países como Índia, Peru e Portugal. O apoio da ApexBrasil está sendo essencial neste processo. “A ApexBrasil é a que pode, no momento, me ajudar e que está abrindo as portas. E acredito que vai me levar muito longe. Estou de braços abertos, acolhendo o que a ApexBrasil pode me oferecer. Sou um pequeno empreendedor que está iniciando. Então, preciso de uma instituição de nome, uma instituição que tem credibilidade, uma instituição que sabe orientar o pequeno empreendedor”, destaca.

Exporta Mais Brasil

O Exporta Mais Brasil já realizou 28 edições entre 2023 e 2024. O programa promove reuniões entre empresas brasileiras e compradores internacionais, com foco em aumentar as exportações regionais.

Resultados do Exporta Mais Brasil:

- 875 empresas brasileiras apoiadas
- R$ 553 milhões em negócios gerados
- 305 compradores internacionais de 65 países

Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é voltado para empresas que desejam se preparar para o mercado internacional. Oferece diagnóstico empresarial, capacitação em comércio exterior e plano personalizado de exportação.

Números do Peiex (2023-2024):

- Mais de 6,2 mil empresas atendidas
- 1,1 mil empresas aram a exportar
- U$ 3,27 bilhões em exportações geradas

Empresas de todos os tamanhos e regiões do país podem se beneficiar dos programas da ApexBrasil. Para saber mais sobre o Exporta Mais Brasil e o Peiex, e: www.brasil61.noticiascatarinenses.com/solucoes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Uma cachaça feita de tradição e sabor de família, pronta para ganhar o mundo. Direto do sítio Rio Palma, no município tocantinense de Combinado, vem a história do produtor Paulo Palmeira. Lá, ele mantém viva a tradição iniciada pelo avô e pelo pai na produção da bebida. Criou a Cachaça Palmeira, reconhecida pelo cuidado na produção e pelo toque especial que vem das raízes familiares. 

Ao fundar a Cachaça Palmeira – que leva o nome da família –, Paulo se preocupou em dar uma identidade ao produto, desde o sabor até a embalagem. 

TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça artesanal
"Tenho cinco tipos de cachaça que você vai encontrar só na Palmeira. Por exemplo, a Baru Mel, curtida no baru com mel; e tenho uma variedade de mais de 30 embalagens. Sou um apaixonado pelo meu estado e, onde vou, sempre levo o nome do Tocantins. É a minha cachaça representando a cultura, a tradição, valorizando a própria identidade."


LOC.: Depois de conquistar apreciadores em diversos estados do país, Paulo ensaia o próximo o: vender cachaça artesanal para outros países. Ele participou do Exporta Mais Brasil e do Peiex, dois programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.

Em Palmas, o produtor participou de uma rodada de negócios com potenciais clientes de diversos países, entre eles Índia, Peru e Portugal. 

Segundo Paulo, o e da ApexBrasil será fundamental para a internacionalização da Cachaça Palmeira. 
 

TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça artesanal
“A ApexBrasil é a que pode, no momento, me ajudar e que está abrindo as portas. E acredito que vai me levar muito longe. Estou de braços abertos, acolhendo o que a ApexBrasil pode me oferecer. Sou um pequeno empreendedor que está iniciando. Então, preciso de uma instituição de nome, uma instituição que tem credibilidade, uma instituição que sabe orientar o pequeno empreendedor.”


LOC.: O programa Exporta Mais Brasil já apoiou mais de 800 empresas de diferentes setores produtivos em reuniões com compradores internacionais, gerando 553 milhões de reais em negócios. 

Já o Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, oferece diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados para ar mercados internacionais. 

Entre 2023 e 2024, mais de 6,2 mil empresas foram atendidas pelo Peiex e 1,1 mil delas exportaram U$ 3,27 bilhões.

Para mais informações sobre esse e outros programas da ApexBrasil, e www.brasil61.noticiascatarinenses.com/solucoes.