LOC.: A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, registrou um valor de quase R$ 188 milhões em investimentos no estado de Pernambuco nos quatro primeiros meses de 2023. O total investido em 2022 ultraou a marca de R$ 2 bilhões.
Mas os incentivos fiscais para a Sudene e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, têm data para acabar: 31 de dezembro de 2023. Com o objetivo de prorrogar esse prazo até 2028, no último dia 24 de maio, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou um projeto de lei. Caso não seja apresentado recurso, o texto será enviado para análise do Senado. O economista César Bergo destaca a importância de se prorrogar o prazo.
TEC./SONORA: César Bergo, economista
“Com relação à manutenção do subsídio, e aprovado até 2028, que seria realmente muito importante, você poderá ter novos projetos, poderá gerar emprego e renda naquela região e reter também a mão de obra nessas regiões, contribuindo assim para evitar a migração desordenada. Então você gera empregos nas região e contribui para o desenvolvimento de cada estado e você tem então um ganho na economia do país como um todo.”
LOC.: O deputado federal Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, defende a aprovação do projeto.
TEC./SONORA: Deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)
“Na hora que a gente tem estímulos como esses, a gente vai potencializar cada vez mais, prover investimentos no Norte e no Nordeste para buscarmos cada vez mais a igualdade social e gerar oportunidades para o povo. Esse projeto será muito benéfico para a gente ter previsibilidade e cada vez mais estimular a indústria no Norte e Nordeste do Brasil.”
LOC.: De acordo com a Sudene, em 2022, o valor dos investimentos registrados no Nordeste ultraa a marca de 22 bilhões e seiscentos milhões de reais. Nos quatro primeiros meses de 2023, o valor já é superior a 4 bilhões de reais.
Reportagem, Fernando Alves