O Ministério das Comunicações reforçou, nesta semana, durante evento realizado na Universidade Federal do Pará, a criação de um Plano Nacional de Inclusão Digital nos próximos meses, focado em democratizar o o à internet no Brasil.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, participou dos diálogos sobre “O papel social das instituições para a inclusão digital”. Ele explica os principais desafios do Plano Nacional para promover a democratização da internet no país.
"O Plano Nacional tem o desafio de fazer o diagnóstico detalhado de todos esses eixos. Depois, fazer os projetos baseados nesse diagnóstico – se vão conseguir resolver esse problema de uma maneira mais efetiva. E, depois – que é um grande desafio –, conseguir identificar fonte de recursos para esses projetos."
Durante o encontro, os participantes discutiram a exclusão digital e os impactos causados sobre as pessoas que não possuem as habilidades e o e necessários para operar no universo online. Essa barreira priva a população mais vulnerável de recursos essenciais para o desenvolvimento e de oportunidades de emprego.
A conectividade significativa e universal é um dos principais eixos do Plano Nacional de Inclusão Digital, que está sendo estruturado pelo Ministério das Comunicações. Ela consiste em garantir o o à internet sem barreiras, de forma segura, satisfatória e a custo ível para todos os brasileiros.
Para mais informações e gov.br/mcom.