Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MG: Secretaria de Saúde prorroga até sexta-feira (10) a Campanha de Multivacinação

As vacinas estão disponíveis em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) mineiras


A Campanha de Multivacinação em Minas Gerais foi prorrogada até esta sexta-feira (10) em todo o estado, segundo a Secretaria de Saúde do estado (SES - MG). São cerca de 18 vacinas disponíveis em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) mineiras para garantir a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Vital Fernandes Araújo, clínico geral, destaca a importância de atualizar o cartão de vacinação. “A vacinação, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores avanços que nós tivemos na humanidade, na prevenção de doenças graves que no ado causaram muitas mortes e sofrimento”, afirma.

De acordo com a SES - MG, para crianças  com menos de 7 anos, estão disponíveis vacinas contra BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes, as vacinas disponíveis incluem hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Vital ainda destaca que a vacinação é um ato de responsabilidade social que protege quem a toma, a família e a comunidade, porque diminui a circulação das doenças. “As vacinas são substâncias que estimulam nosso sistema imunológico a produzir defesa contra agentes causadores de doenças, principalmente contra vírus e bactérias. Com isso nós evitamos surtos  e epidemias”, completa.

Cobertura vacinal

Segundo a SES - MG, as áreas que bateram a meta da cobertura vacinal (90%) este ano foram: Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e sul, sudoeste, oeste e norte de Minas Gerais.

Em Minas Gerais, a cobertura vacinal contra a poliomielite para menores de um ano ficou em 83% em 2022. A meta é atingir 95% de cobertura para este público. A cobertura está em 24% de acordo com os últimos dados divulgados nesta terça-feira (7).

Para febre amarela, o índice foi de cerca de 75% em 2022 e está em 25% em 2023. A cobertura da vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, ficou em 83% em 2022 e está em 24% em 2023.

Leia mais:

Minas Gerais registra 4.195.045 casos de Covid-19, desde o começo da doença

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Campanha de Multivacinação em Minas Gerais foi prorrogada até esta sexta-feira (10) em todo o estado, segundo a Secretaria de Saúde. São cerca de 18 vacinas disponíveis em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde mineiras para garantir a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

O clínico geral Vital Fernandes Araújo destaca a importância de atualizar o cartão de vacinação.

TEC./SONORA: Vital Fernandes Araújo, clínico geral

“A vacinação, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores avanços que nós tivemos na humanidade na prevenção de doenças graves que no ado causaram muitas mortes e sofrimento.”


LOC.: Durante a campanha, estão disponíveis imunizantes contra hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo, HPV, entre outros.

Vital ainda destaca que a vacinação é um ato de responsabilidade social que protege quem a toma, a família e a comunidade, porque diminui a circulação das doenças.
 

TEC./SONORA: Vital Fernandes Araújo, clínico geral

“As vacinas são substâncias que estimulam nosso sistema imunológico a produzir defesa contra agentes causadores de doenças, principalmente contra vírus e bactérias. Isso faz com que a gente diminua a circulação desses agentes, evitando surtos  e epidemias.”


LOC.: Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, este ano as áreas que bateram a meta da cobertura vacinal, que é de 90%, foram: Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e sul, sudoeste, oeste e norte de Minas Gerais.

O índice da cobertura vacinal completa está disponível no portal info.saude.mg.gov.br.

Reportagem, Nathália Guimarães