LOC.: Moradores de Belém que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisam completar o esquema vacinal. Quem já pode tomar a dose de reforço também deve procurar o local de vacinação mais próximo, o quanto antes. A terceira dose é aplicada quatro meses depois da segunda. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressalta a importância de se completar o ciclo vacinal.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Agora nós enfrentamos um novo desafio, a variante ômicron. Nós já temos notícias de outros países onde essa variante se tornou prevalente em que há um número realmente grande de casos, mas o sistema de saúde não tem sido tão pressionado sobretudo naquelas populações que estão fortemente vacinadas. O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados.”
LOC: O secretário de saúde do estado, Denilson Feitosa, chama a atenção para a importância da população procurar os postos de vacinação e se imunizarem
TEC./SONORA: Denilson Feitosa, Secretário de Saúde
“A pandemia ainda não acabou, então a vacinação contra covid-19, continua sendo a nossa principal arma para combater esse vírus. Evitar as hospitalizações, nós sabemos que existem novos variantes surgindo a todo momento. Então hoje, a terceira dose, principalmente, ganha essa força. Necessário que todos que já tenham o intervalo necessário para realizar a terceira dose procure um posto de saúde e mantenha o seu cartão atualizado na vacinação contra a covid.”
LOC.: Belém aplicou, desde o início da campanha, mais de 12 milhões de doses da vacina contra a doença. Desse total, 5 milhões e 900 mil são primeira dose, 5 milhões e 500 mil segunda dose. Além disso, mais de 700 mil pessoas foram imunizadas com o reforço. O município com menor desempenho é Santa Cruz do Arari, com pouco mais de 500 doses aplicadas na segunda fase. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Governo do Pará.
Reforce a sua proteção! Se já tomou a primeira dose da sua vacina contra a Covid-19, não se esqueça de tomar a segunda. E lembre-se que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço é de quatro meses. A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos e crianças entre 5 e 11 anos. Continue com as medidas de prevenção: mantenha distância segura, lave as mãos com água e sabão e mantenha os ambientes ventilados.