LOC.: O lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de abril de 2025 estará disponível para consulta a partir desta quarta-feira (23).
De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário das mais de 279 mil restituições será feito no dia 30 deste mês. O valor será de R$ 339 milhões. Desse montante, R$ 180 milhões devem ser enviados a contribuintes que possuem prioridade legal.
O contribuinte que deseja verificar se a restituição está disponível deve ar a página da Receita na internet, no endereço eletrônico: www.gov.br/receitafederal. Depois, é só clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
Caso seja identificada alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que, eventualmente, estejam incorretas.
A Receita Federal também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones por onde os contribuintes podem consultar informações sobre liberação das restituições e verificar a situação cadastral de uma inscrição no F.
Além disso, para evitar que o contribuinte sofra algum prejuízo, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Dessa forma, o contribuinte poderá corrigir dados bancários para uma conta de sua titularidade.
O reagendamento poder feito pelo site: www.bb.com.br/irpf. Outra opção é ligar para a Central de Relacionamento do Bando do Brasil por meio dos telefones: 4004-0001, no caso das capitais; no 0800-729-0001, para demais localidades; ou ainda 0800-729-0088, no caso de telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.
Reportagem, Marquezan Araújo