LOC.: A partir desta segunda-feira (25), o INSS inicia o pagamento da primeira parcela da antecipação do 13º salário. Os cidadãos podem conferir informações no extrato do INSS, aplicativo para celular disponível pata IOS e Android, ou pelo gov.br/meuinss, tudo junto.
A aposentada Maria do Carmo comemorou a iniciativa e disse que o dinheiro vem em uma boa hora.
TEC./SONORA: Maria do Carmo - aposentada
"Eu vou precisar pagar uma contas que estão atrasadas, estou com umas dívidas e aí vai ser muito bom."
LOC.: O presidente do INSS, Guilherme Serrano, conta o montante que será injetado na economia do país com a antecipação.
TEC/SONORA: Guilherme Serrano - presidente do INSS
"Nesta primeira parcela, o INSS vai pagar cerca de 28 bilhões de reais e no mês seguinte, serão mais 28 bilhões de reais, totalizando cerca de 56 bilhões de reais na economia brasileira."
LOC.: De acordo com o economista César Bergo, a antecipação desses valores é muito importante, uma vez que se observa uma queda no consumo. Ele orienta quem vai receber o adiantamento.
TEC/SONORA: César Bergo - economista
"Ele deve ter algum tipo de disciplina, fazer uma boa reserva, guardar o dinheiro, aproveitar e fazer uma reserva de emergência com esse dinheiro para uma necessidade que pode aparecer. Mas, de qualquer forma, é o momento também de colocar as contas em dias - pagar o aluguel, pagar uma conta de água atrasada, de luz, de telefone e também ajustar as contas do cartão de crédito."
LOC: O adiantamento foi instituído pela portaria nº 1002, publicada no dia 23 de março. Os beneficiários do BPC-LOAS (Benefício de Prestação Continuada) não vão receber o benefício.
Reportagem, Rafaela Soares.