LOC.: O Hospital da Mulher do Agreste foi inaugurado nesta sexta-feira (9), no município de Caruaru, no interior pernambucano. A unidade dispõe de 190 novos leitos. Segundo a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), essa entrega representa um avanço para a população local, que contará com atendimentos em diversas áreas da saúde.
TEC./SONORA: Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
“Vamos fazer com que as mulheres sejam mais bem cuidadas perto de suas casas. Estamos tratando de uma ampliação de serviço absoluto na região do Agreste pernambucano, garantindo a ampliação dos serviços prestados, com um centro de imagens gigante, com UTI, aquilo que faltava aqui em Caruaru. Não vamos precisar transferir os pacientes, salvo exceção de quem tem uma delicadeza muito específica. A gente muda de patamar em relação à capacidade de atendimento à população, sobretudo das mulheres que vivem aqui.”
LOC.: A declaração da gestora foi dada durante entrevista à Rádio Cultura do Nordeste. O hospital teve as obras iniciadas em 2013. No entanto, chegaram a ser paralisadas. Somente em 2023, já na gestão de Raquel, os trabalhos foram retomados. A unidade fica localizada ao lado da UPA Estadual, na Avenida José Rodrigues de Jesus.
O espaço vai funcionar 24 horas por dia. Ao todo, a unidade terá capacidade para mais de 700 partos por mês. De acordo com o governo do estado, mulheres de 50 cidades serão atendidas no hospital.
Os leitos são divididos entre diferentes especialidades. São 20 de obstetrícia clínica, 72 de obstetrícia cirúrgica, 12 leitos para ginecologia, 7 no centro de parto intrahospitalar, 7 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, entre outros.
A unidade ainda oferece 20 alojamentos na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Nesse caso, há espaço dedicado para o acolhimento de mães e bebês, além de outros serviços especializados em ginecologia/obstetrícia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, entre outros.
Reportagem, Marquezan Araújo