LOC.: Residente no município de Combinado, a família Palmeira é uma daquelas que ajudaram a levar a cachaça produzida no sudoeste do Tocantins ao status de patrimônio histórico imaterial do estado, no fim do ano ado.
Paulo Palmeira conta que o pai começou a produzir cachaça na região há 30 anos, tradição que começou com o avô do pequeno empreendedor. Ao fundar a Cachaça Palmeira — que leva o nome da família —, Paulo se preocupou em dar uma identidade ao produto, desde o sabor até a embalagem.
TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça artesanal
"Tenho cinco tipos de cachaça que você vai encontrar só na Palmeira. Por exemplo, a barumel, curtida no baru com mel; e tenho uma variedade de mais de 30 embalagens. Sou um apaixonado pelo meu estado e, onde vou, sempre levo o nome do Tocantins. É a minha cachaça representando a cultura, a tradição, valorizando a própria identidade."
LOC.: Depois de conquistar apreciadores em diversos estados do país, Paulo ensaia o próximo o: vender cachaça artesanal para outros países. Há pouco tempo, ele participou do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, que visa conectar empreendedores brasileiros a compradores internacionais.
Em Palmas, o produtor participou de uma rodada de negócios com potenciais clientes de diversos países, entre eles Índia, Peru e Portugal. Segundo Paulo, o e da Apex será fundamental para a internacionalização da Cachaça Palmeira.
TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça artesanal
"Acredito que a Apex vai me levar muito longe. Preciso de uma instituição de nome, que tem credibilidade, que sabe orientar o pequeno empreendedor. Sou um pequeno empreendedor hoje na mão da Apex, na esperança de um dia poder crescer."
LOC.: No ano ado, o Exporta Mais Brasil promoveu 13 encontros pelo país, que atraíram 143 compradores internacionais, resultando em R$ 275 milhões em negócios gerados para 487 empresas nacionais.
Gostou da história do Paulo, da Cachaça Palmeira? Fique ligado para mais histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros.
Para mais informações, e: www.brasil61.noticiascatarinenses.com.