LOC.: Devido à incursão de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja, indicando perigo à saúde por causa do declínio acentuado das temperaturas e da onda de frio.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a diminuição das temperaturas está ocorrendo devido a uma massa de ar fria posicionada entre o Mato Grosso e São Paulo.
TEC./SONORA: Andrea Ramos - meteorologista do Inmet
“No final de semana, principalmente no sábado, ainda chove muito no leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo ocorrer pancadas, trovoadas e rajadas de vento”.
LOC.: O alerta de queda nas temperaturas atinge toda a Região Sul, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, as regiões mineiras de Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, central mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, noroeste, sul, sudoeste e oeste de minas; Central, sul, norte e noroeste espírito-santense; Sul e sudoeste amazonense; Vale do Acre e Vale do Juruá; Centro, sul e noroeste goiano; Centro-sul, sudeste, nordeste, sudoeste e norte mato-grossense.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina recomenda manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, higienizar as mãos com frequência.
Reportagem, Sophia Stein