LOC: O Fundo Nacional de Saúde (FNS) prorrogou novamente a data para o cadastramento de propostas na plataforma do InvestSUS. Com a decisão, prefeituras, governos estaduais e do Distrito Federal, além de entidades prestadoras de serviços de saúde sem fins lucrativos, têm até o dia 10 de maio para apresentar projetos que lhes interessem.
O InvestSUS é uma ferramenta que permite o o aos serviços, sistemas e informações relacionadas à gestão do financiamento federal do Sistema Único de Saúde (o SUS).
De acordo com o especialista em orçamentos e finanças públicas César Lima, a decisão é importante porque o prazo era curto e são vários tipos de propostas cadastradas na plataforma.
SONORA: César Lima, consultor de Orçamento
“Essas propostas a serem cadastradas no InvestSUS vão desde obras para a construção de UBS, compra de equipamentos como tomógrafos, Raio-X, ambulâncias, também, a questão do custeio dos serviços públicos dos municípios, do custeio da saúde dos municípios.”
LOC: O consultor de Orçamento entende que as novas fases para a indicação de entes beneficiados com emendas parlamentares no SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do governo federal) fizeram com que o prazo para cadastramento de propostas na plataforma do InvestSUS ficasse muito curto. Por isso, César Lima destaca a importância de o FNS ter prorrogado a data-limite para apresentação de projetos.
SONORA: César Lima, consultor de Orçamento
“Então, muito importante essa prorrogação de prazo, uma vez que - como houveram aí alguns... Umas fases novas na questão da indicação dos beneficiários do SIOP esse ano, das emendas aí parlamentares -, ficou um prazo bem apertado para o cadastramento dessas propostas.”
LOC: Além de prorrogar até o próximo dia 10 de maio o prazo para a entrega de projetos do InvestSUS, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) vem promovendo uma série de lives em seu canal no YouTube para tirar dúvidas e ensinar como se faz para ar a plataforma e acompanhar as fases de cadastro e análise previstas no calendário anual do financiamento da saúde, para o ano de 2023.
Reportagem: José Roberto Azambuja