LOC.: Aproveitou muito o carnaval e agora está sentindo dor na garganta, mal-estar ou dor de cabeça? Cuidado: pode ser que esses sintomas indiquem algo além de ter gritado muito ou cansaço pós-folia.
As doenças infecciosas respiratórias são bastante comuns nesse período, já que no carnaval o contágio é mais fácil devido às aglomerações. É o que alerta a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
A otorrinolaringologista Larissa Vilela Pereira, especialista da associação, explica que os principais sintomas são dores de garganta, nariz entupido, espirros, coceira no nariz, coriza, tosse, febre, dor de cabeça, dor no corpo — e, em casos mais graves, até dificuldade para respirar ou dor no peito.
TEC.SONORA: Larissa Vilela Pereira, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
“Se o paciente estiver sentindo esses sintomas o ideal é que procure uma avaliação médica para um diagnóstico correto e para iniciar o tratamento adequado para, assim, ter uma recuperação melhor e mais rápida”
LOC.: A médica também explica que falta de hidratação adequada, má alimentação, dormir pouco e consumir bebidas alcoólicas são fatores que reduzem a imunidade, o que aumenta a chance de pegar essas doenças.
TEC.SONORA: Larissa Vilela Pereira, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
“Outro ponto super importante de se falar é que, caso você esteja com esse sintomas, evite voltar ao seu trabalho, voltar à escola no caso das crianças, antes de ter um diagnóstico adequado para evitar a transmissão para outras pessoas”
LOC.: Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, as doenças mais comuns nesse período são Covid-19, resfriado, gripe, amigdalite e faringite, além da mononucleose — mais conhecida como a doença do beijo.
Reportagem, Katrine Boaventura