LOC: O rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019, foi um dos maiores desastres brasileiros dos últimos anos.
Comandado pelo coronel Edgard Estevo da Silva, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias teve atuação fundamental no resgate das vítimas.
Entre tantas ocorrências em sua carreira, o coronel conta que a tragédia em Brumadinho foi a mais marcante não só para ele, mas também para os bombeiros de Minas Gerais.
Em meio a tantas perdas, tristeza e luto, Edgard Estevo relembra um momento em que os bombeiros tiveram êxito no resgate de pessoas que viviam em uma das regiões mais afetadas pela ruptura da barragem.
TEC/SONORA: Edgard Estevo
“Muito se fala no desastre de Brumadinho das 270 vidas perdidas, algo que a gente não tem como reparar mais para todas as famílias. Mas, no dia 25 de janeiro de 2019, os bombeiros militares de Minas Gerais efetivamente salvaram muitas vidas de pessoas que foram retiradas da zona quente. Isso é algo que nós fazemos todos os dias”.
LOC: O coronel Edgar Estevo foi um dos 50 condecorados este ano com a Medalha Defesa Civil Nacional. Para saber mais sobre essa premiação e conhecer outros homenageados, e mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas