Data de publicação: 08 de Agosto de 2023, 13:15h, Atualizado em: 08 de Agosto de 2023, 14:47h
Uma das medicações usadas no tratamento do diabetes é a insulina. Uma medicação aplicada por injeção e que requer alguns cuidados especiais, e por esse motivo, muitos pacientes deixam de usá-la corretamente. Neste episódio, o endocrinologista Rafael Pergher fala sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de usar a insulina.
A insulina é um dos medicamentos usados durante o tratamento do diabetes tipo 1. Em alguns casos, pode-se usar este medicamento para tratar diabetes tipo 2 e controlar a glicemia.
Por se tratar de uma medicação inserida através de injeção, alguns pacientes diabéticos têm receio e medo de fazer o uso. Mas, atualmente existem agulhas menores e canetas de aplicação que facilitam a aplicação do medicamento e geram menos incômodo. Porém esses dispositivos não são de fácil o para grande parte da população brasileira.
Existem diferentes tipos de insulinas com diferentes tipos de ação, muitos pacientes utilizam até dois tipos de insulina, por isso, é muito importante sempre seguir a receita médica, respeitando as doses e os horários.
Como fazer a aplicação da insulina?
A aplicação pode ser feita através de uma seringa ou de uma caneta. O primeiro o é escolher a parte do corpo onde será feita a aplicação, pode ser na barriga, na parte lateral das coxas, nádegas ou braço.
Em seguida, faça uma “prega” na pele e insira a agulha, aplique o líquido até o final e conte 5 segundos, depois solte a pele e retire a agulha, ao final, descarte a agulha que foi utilizada.
Se você precisa fazer o uso da insulina três ou mais vezes ao dia, o ideal é adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação. Pode até aplicar sempre na mesma região, mas nunca no mesmo local exato da aplicação anterior. Usar a mesma área por muito tempo, pode provocar caroços ou depósitos de gordura que podem prejudicar a absorção da insulina.
Quais são os riscos ao utilizar a insulina?
O único efeito colateral do uso da insulina, é a hipoglicemia, que é quando o açúcar no sangue fica muito baixo. Por isso, todo diabético que faz o uso da insulina deve ter um aparelho para medir a glicose do sangue.
Caso apresente sintomas como palpitações, sudorese, tremores e muito sono, você deve medir sua glicemia. Se o valor for abaixo de 60, consuma um copo de água com uma colher de sopa de açúcar ou qualquer outro alimento que contenha carboidrato.
Se o paciente com hipoglicemia esteja inconsciente, ele deve ser levado imediatamente para um pronto socorro, não o alimente de forma alguma
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.