LOC: A Região Sul do país é apontada como área de atenção para dengue em 2022, pelo sistema de monitoramento de arboviroses desenvolvido pela Fiocruz e a Fundação Getúlio Vargas, o InfoDengue. Foi observada uma tendência de expansão da dengue para essa região, em que o número de casos não costumava preocupar. Os pesquisadores investigam se isso se dá pela maior capacidade de adaptação do Aedes aegypti e por mudanças climáticas.
Surtos importantes de dengue foram registrados em Londrina e Sengés, no Paraná, e ville, em Santa Catarina. No Sudeste, se encontram em situação de atenção o noroeste de São Paulo. Já no Centro-oeste, a região entre Goiânia e Palmas, ando pelo Distrito Federal. Municípios isolados da Bahia e do Ceará também tem risco de surtos. O infectologista do Hospital das Forças Armadas em Brasília, Hemerson Luz, aponta que o combate ao foco do mosquito é a melhor forma de enfrentar a dengue.
TEC./SONORA: Hemerson Luz - Infectologista do HFA
“Não há um medicamento específico para tratar a dengue. O combate é feito eliminando os focos do mosquito. Temos que lembrar que um ovo do mosquito Aedes aegypti pode ficar até um ano aguardando a chuva dentro de um recipiente. Ele pode após receber a água, eclodir, virar a larva e evoluir para o mosquito.”
LOC.: Campanha do Ministério da Saúde alerta para a importância do combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A ideia é que cada pessoa coloque em sua rotina semanal uma ronda em casa ou no trabalho para verificar se há algum acúmulo de água. É o que explica o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses da pasta, Cássio Peterka.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde.
“A forma principal que nós temos é evitar que os mosquitos nasçam. E é por isso que é importante que tantos agentes, a população em geral, esteja atenta para que não tenham criadouros dos mosquitos.”
LOC: Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve checar calhas, o compartimento atrás da geladeira, garrafas, pneus, lixo, vasos de planta. Retire a água e lave os recipientes com sabão. Água Sanitária e cloro também podem ser usados para matar ovos e larvas do mosquito em locais que armazenam água. Tampe bem as caixas d'agua. Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.