Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Defesa Civil Nacional promove reunião de preparação para incêndios florestais

Seca que atinge várias regiões brasileiras aumenta o perigo da ocorrência do desastre


A Defesa Civil Nacional se reuniu com agentes federais e representantes de defesas civis estaduais, nesta quinta-feira (18), para traçar o plano de preparação técnica para a ocorrência de incêndios florestais, de grande incidência nesta época do ano. Normalmente, as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste são as mais afetadas.

“É um período de potencial ocorrência desse desastre. Por isso, a Defesa Civil Nacional articula ações com as defesas civis estaduais que, por sua vez, atuam diretamente com o Corpo de Bombeiros. Iniciamos o processo de aproximação entre todos, para dar apoio em decretação de estado de emergência e prestação de socorro e assistência humanitária”, explica o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

O diretor do Cenad também reforçou a importância que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que participaram da reunião on-line, têm na emissão de alertas e mapeamento de imagens de satélite para o enfrentamento aos incêndios.

“A reunião atingiu o objetivo esperado, que é verificar como os estados estão se preparando para o enfrentamento das queimadas e dos incêndios florestais, bem como as ferramentas mais utilizadas pelos órgãos de monitoramento desses desastres naturais no país”, destaca a coordenadora de Monitoramento do Cenad, Rosane Duque Estrada Vieira.

Regiões mais afetadas

Segundo o Inpe, os meses de agosto e, especialmente setembro, são os de maior incidência de incêndios florestais nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já as regiões Norte e Nordeste são afetadas, principalmente, entre os meses de outubro e dezembro. Em relação aos estados, ao longo do ano, Mato Grosso, Pará e Tocantins são os que geralmente mais sofrem com os incêndios florestais.

Medidas de autoproteção

Conheça, neste link, medidas de autoproteção que a população deve tomar em casos de incêndios florestais.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional se reuniu com agentes federais e representantes de defesas civis estaduais para traçar um plano de preparação técnica para a ocorrência de incêndios florestais.

Nesta época do ano, esse tipo de desastre natural ocorre com frequência. As regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste costumam ser as mais afetadas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, os meses de agosto e setembro são os de maior incidência de incêndios florestais no Centro-Oeste e Sudeste. Já as regiões Norte e Nordeste são mais afetadas entre outubro e dezembro.

Rosane Duque Estrada Vieira, coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, conta como foi a reunião de preparação.

TEC/SONORA: Rosane Duque Estrada Vieira

“A reunião atingiu o objetivo esperado, que é verificar como os estados têm se preparado para o enfrentamento das queimadas e dos incêndios florestais.” 

Para mais informações, e mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes