O Governo Federal está presente e mobilizado para apoiar os municípios do Sudeste atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, está no Rio de Janeiro para acompanhar de perto os danos e coordenar as ações emergenciais.
Durante visitas aos municípios de Angra dos Reis e Petrópolis, Wolnei reforçou que não faltarão recursos para o socorro imediato, assistência às famílias e reconstrução das áreas afetadas.
SONORA
“O Governo Federal está aqui para somar. Como a gente tem feito desde o dia 1, que a gente trabalhou, a gente tem trabalhado junto com a Defesa Civil do município e com o Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e outras Defesas Civis que estavam dentro daquela previsão da chuva que poderia acontecer – São Paulo, Rio, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. Então, a gente trabalha como um sistema do nível federal, estadual e municipal para que, ocorrendo o evento, a gente não seja pego de surpresa.”
LOC: A atuação coordenada acontece por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com equipes do Grupo de Apoio a Desastres já mobilizadas em campo. Três integrantes do GADE estão em Angra dos Reis e outros três em Petrópolis, levantando informações e ajudando na elaboração dos planos de trabalho para a liberação de recursos.
Desde o início do mês, com base nas previsões meteorológicas, a Defesa Civil Nacional elevou o nível de atenção e iniciou articulações antecipadas com os estados e municípios. O secretário municipal de Defesa Civil de Angra, Fábio Júnior, reforçou o foco da gestão na preservação de vidas.
SONORA
“O objetivo da Defesa Civil é preservar as vidas. Sabemos que as chuvas vão ocorrer e danos materiais vão ocorrer. Mas viabilizando, nosso objetivo é preservar as vidas e o município de Angra dos Reis realmente teve uma projeção muito vitoriosa na situação.”
LOC: Depois de Angra, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, seguiu para Petrópolis, onde também está prestando apoio técnico e institucional à gestão local. O Governo Federal segue atento e atuando em conjunto com estados e municípios para proteger a população e garantir uma resposta rápida aos desastres naturais.
Para saber mais sobre as ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em proteção e defesa civil, e Ministério do Desenvolvimento Regional .