LOC.: Usar o turismo como estratégia de estimular o empreendedorismo e a preservação da identidade cultural. Essa é a ideia do Programa Mocambos. Desenvolvido na região histórica da Zona da Mata, em Alagoas, a iniciativa resulta da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, e a prefeitura de União dos Palmares (AL).
O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai de Alagoas, Maicon Lacerda, explica que o projeto busca fortalecer a cultura da região dos quilombos.
TEC./SONORA: Maicon Lacerda, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-AL
“O programa Mocambos foi criado buscando principalmente estimular o empreendedorismo inovador por meio de ações de capacitações, oficinas técnicas, orientações, workshop para comunidades que vivem na região dos quilombos e que tenham ideias inovadoras e que essas ideias elas possam ser transformadas em negócios que possam, principalmente, fortalecer o turismo e a cultura da região dos quilombos”.
LOC.: Para o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão do PT de Alagoas, a iniciativa é um o importante para garantir à população quilombola qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local.
TEC./SONORA: Paulo Fernando dos Santos, deputado federal (PT- AL)
“Eu achei uma boa iniciativa em fazer essa relação de compromisso com as comunidades quilombolas. Oferecendo projetos para o empoderamento de uma comunidade que, infelizmente, no Brasil até hoje não foi reparada. Essa pauta dos quilombolas é uma dívida que a elite brasileira tem para fazer uma reparação e é importante que as políticas públicas cheguem, para que as comunidades quilombolas tenham qualidade de vida e tenham cidadania”.
LOC.: Das mais de 50 inscrições na última edição do programa, 15 foram selecionadas para participar da capacitação do Senai, com duração de seis meses. Ao final da capacitação, os cinco melhores projetos vão receber um prêmio de R$ 20 mil cada. A cerimônia de apresentação dos projetos dos empreendedores está prevista para julho.
Reportagem, Landara Lima.