LOC.: A cada semana, a Polícia Civil do Amazonas, em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso ( Decci), recebe em média mais de 70 denúncias de crimes contra idosos, por meio dos canais oficiais de denúncias.
A delegada Andréa Nascimento, titular da Decci, alerta que a maioria das denúncias são feitas de forma anônima, porque muitos dos casos de violência são cometidos por familiares ou pessoas próximas às vítimas.
TEC./SONORA: Delegada Andréa Nascimento
“Além de trabalhar no combate aos crimes praticados contra os idosos, trabalhamos junto à rede de proteção, com várias ações preventivas e educativas, como forma de levar informação à população, principalmente aos idosos sobre os seus direitos e as formas de denúncia.”
LOC.: As denúncias de casos de violência contra idosos, no Amazonas, podem ser realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. O registro do Boletim de Ocorrência pode ser realizado na delegacia mais próxima do fato. Ou on-line no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br, ou diretamente na Decci, que fica na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.
Reportagem, Nathália Guimarães.