LOC.: O Amapá recebeu, nesta segunda-feira, 14 de abril, um importante reforço em ações de saneamento básico e gestão dos recursos hídricos. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve em Macapá para participar de um evento promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.
Durante a programação, foram apresentados os resultados de estudos voltados para a melhoria da qualidade da água, saneamento básico e gestão hídrica na região. Waldez Góes destacou a importância do tema para a população amapaense e para toda a Amazônia.
SONORA
LOC.: As ações integram uma série de investimentos federais voltados para melhorar a infraestrutura e a segurança hídrica no estado. O Amapá, inclusive, foi o primeiro do Brasil a aderir ao Pacto pela Governança da Água, em maio de 2023. Como explicou o ministro Waldez, se tratando do Amapá, este é tema é prioridade.
SONORA
LOC.: Outra novidade foi o lançamento do estudo Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Estado do Amapá, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil.
A pesquisa vai medir os impactos da universalização do saneamento nas áreas de saúde, educação, produtividade e meio ambiente. O objetivo é fornecer dados que ajudem gestores e reguladores a planejar as próximas ações.
Também foi anunciada a abertura de um curso híbrido sobre o Marco Legal do Saneamento, previsto para começar no dia 22 de maio, além da da ordem de serviço para obras emergenciais de dragagem no distrito do Bailique, em Macapá, orçadas em mais de 9 milhões de reais.
A diretora-presidente da ANA, Verônica Sanchez, comemorou as entregas no estado.
SONORA
LOC.: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, e Ministério do Desenvolvimento Regional
Reportagem, Mayra Christie