LOC.: Na terça-feira (12), a Polícia Civil do Amazonas apreendeu 200 quilos de cocaína, com valor estimado de cerca de R$ 16 milhões. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, essa apreensão marca a terceira realizada em apenas quatro semanas, totalizando três toneladas de drogas ilícitas apreendidas e um prejuízo estimado de R$ 120 milhões nos últimos 28 dias.
TEC./SONORA: Secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida
“A determinação do governador Wilson Lima é que a Polícia Civil continue fazendo investigações para combater as organizações criminosas onde mais dói, que é no financeiro. Cada vez que nós combatemos essas organizações, geramos mais segurança para o estado do Amazonas.”
LOC.: Também na terça-feira, o material ilícito foi apreendido no ramal do Brasileirinho, zona leste. O delegado Ericson Tavares, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia, informa que a Polícia Civil já estava fazendo fazendo investigações e os indivíduos utilizam de consórcio — e são donos de variados tipos de drogas.
TEC./SONORA: Delegado Ericson Tavares, titular do 6º DIP
“Conseguimos descobrir que três indivíduos estavam descarregando essa droga lá no ramal do Brasileirinho, próximo ao matadouro. Nós nos deslocamos até lá, mas eles fugiram pela pelo rio com os motores de rabetas. Eles conseguiram fugir com uma parte da droga, e a outra parte é a que foi apreendida”
LOC.: Além disso, os pontos de desembarque de entorpecentes são variados, escolhidos na medida que as viagens são feitas. De acordo com o delegado, os indivíduos saem da cidade de Letícia, na Colômbia, e deixam parte da droga em Manaus, no ponto de São Raimundo, e a outra vai para Belém, no Pará.
O delegado explica que São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga são municípios que têm identificação de apreensão de drogas que vieram da Colômbia. Além disso, somente no dia 25 de agosto a Polícia Civil do Amazonas apreendeu duas toneladas de maconha e cocaína no Rio Solimões, nas proximidades do município de Beruri.
Reportagem, Nathália Guimarães